terça-feira, 30 de setembro de 2008

ESTUDANTE DIGITAL

A utilização da mídia eletrônica hoje vem trazer uma nova realidade aos estudantes, pois os mesmo tende a estar diariamente inserido no mundo digital, não importando o quanto ele pode estar perdendo de sua habilidade no que se refere a manuscrever e manusear um bom livro, pois tendo a estar sempre a mercê das tecnologias, não quer dizer que ele não esteja fora do contexto que hoje é na realidade o grande avanço tecnológico, pois desde pequeno ele está em contato com as maquinas e o desafio dos professores é de evitar que eles fiquem somente copiando conteúdo para a realização de trabalhos, em vez de realizar leitura do conteúdo e procurar reproduzir seu pensamento, sua opinião critica.
Segundo a pedagoga e mestre na formação de professores Simone Batista, que trabalha Novas Tecnologias em Comunicação e Educação no Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), é fundamental o professor se adequar ao perfil do aluno atual.
‘‘Não é que o aluno ficou mais preguiçoso. A partir de 2001, pesquisas indicam que as crianças têm ligações entre os neurônios mais rápida. São os chamados nativos digitais. Eles não aceitam mais aulas fora de padrões de interatividade. Desligam da aula porque não está adequada ao mundo de hoje’’, analisou.
As novas tecnologias têm trazido bons resultados no meio educativo quando utilizada de maneira adequada e que venha satisfazer as necessidades educativas. Porém com relação a oralidade e escrita temos ainda que melhorar muito, pois a juventude de hoje esta ficando viciada em inserir código quando esta realizando um dialogo que muitas das vezes fogem dos padrões da gramática atual. Isso leva o jovem a ler e escrever de acordo com o que ele esta aprendendo no mundo virtual, trazendo sérios problemas a sua educação.
É de suma importância que professores estejam atento para que o desafio de acompanhar essas tendências não o faça perder de vista a essência da construção de um processo em que o sujeito é o alvo principal agente transformando e transformador.

Nenhum comentário: